Datas a serem anunciadas.

Cursos de Especialização em Psicologia Transpessoal

O Curso de Especialização em Psicologia e Psicoterapia Transpessoal é um treinamento dirigido especialmente para psicólogos e médicos; e eventualmente para outros profissionais (v.g. sociólogos, assistentes sociais, enfermeiras, antropólogos, economistas, executivos, etc.) que certamente se beneficiarão das muitas técnicas desenvolvidas pela psicologia transpessoal. Em realidade a psicologia transpessoal é mais do que psicologia, sendo um enfoque para a vida. Aqui as técnicas deste enfoque científico são utilizadas para a resolução de problemas vários, e especialmente para o crescimento psicológico e espiritual da pessoa.
Psicólogos e médicos que completarem todo o programa do Curso de Especialização (Ciclo Avançado) receberão no fim do curso um Certificado de Psicoterapeuta Transpessoal. Participantes de outras áreas profissionais receberão um Certificado de Especialização em Psicologia Transpessoal (Ciclo Básico).

  • Convênio

O Curso de Especialização em Psicologia e Psicoterapia Transpessoal da ABPT foi ministrado pelo Dr. Léo Matos de 1977 a 2010. Originalmente organizado e patrocinado pela Associação Brasileira de Psicologia Transpessoal em convênio com a Associação Finlandêsa de Psicologia Transpessoal (Suomen Transpersonaallisen Psykologian Seura), ofereceu durante esses anos um certificado de validade internacional que era oferecido conjuntamente pelas duas associações acima mencionadas. Este convênio criou ainda outras facilidades de intercâmbio profissional entre o Brasil e a Escandinávia.
O Curso de Especialização ministrado no Brasil pelo Dr. Léo Matos era exatamente o mesmo Curso de Especialização que o mesmo ministrava na Escandinávia.

O Dr. Léo Matos, Ph.D. foi professor de Psicologia da Universidade de Copenhague (Dinamarca), pesquisador associado da Universidade de Helsinki (Finlândia), supervisor do hospital psiquiátrico Huutoniemi Sairaala (Vaasa, Finlândia) e professor convidado da Escola de Medicina do México.
Realizou diferentes pesquisas científicas nas áreas que envolvem o uso de drogas, meditação, morte, terapia gestalt, suicídio e psicoterapia transpessoal, tendo apresentado o resultado de suas pesquisas em vários Congressos Internacionais de Psiquiatria e Psicologia. Os seus trabalhos científicos estão publicados na Dinamarca, Suécia, Índia, Suiça, Canadá, Estados Unidos, Brasil, México, França e Finlândia.
É autor dos livros “Drogas ou Meditação” e “Corpo e Mente” (Editora Vozes).
Léo Matos viveu 7 anos com Lamas tibetanos e ajudou a integrar a Psicologia Tibetana Budista com a Psicologia Ocidental.

  • Estrutura deste curso

Este treinamento é basicamente experiencial, devido ao fato pedagógico que se aprende mais fácil e mais rapidamente através da própria experiência. Durante todo o treinamento há uma parte teórica que naturalmente acompanha os processos experienciais que o participante vivencia.
O Curso de especialização compreende um total de 855 horas, sendo:

Workshops experienciais residenciais ………………….……… 480 horas (Ciclo Básico)
Terapia Individual ………………………………...................... 100 horas
Supervisão ……………………………….................................... 75 horas
5 workshops (como reciclagem) ……………………………..... 200 horas

Total ………………………………............................................ 855 horas (Ciclo Avançado)

* Divididos em 6 módulos (80h cada) ou 12 módulos (40h cada)

Ciclo Básico: Destinado aos profissionais em geral que desejam receber o Certificado de Especialização em Psicologia Transpessoal. Para isso deverão apresentar uma monografia (aprovada) no final dos 12 módulos.

Carga Horária total: 480horas.

Ciclo Avançado: É destinado aos psicólogos e médicos que desejarem receber além do título de Especialista em Psicologia Transpessoal um Certificado Internacional de Psicoterapeuta Transpessoal. Os requisitos são os mesmos do ciclo básico mais os requisitos deste ciclo.

Carga horária total: 855 horas.

A estrutura do curso compreende também:

a) A formação de sub-grupos, entre os elementos participantes para estudarem e resumirem a bibliografia básica;
b) Registro de experiência pessoal durante os módulos
c) Fazer autoterapia durante os intervalos dos módulos, usando técnicas aprendidas durante os mesmos;
d) Apresentar uma monografia (pesquisa de campo ou literária) no fim do curso.

Neste treinamento, cada módulo obedece a um tema específico, tendo porém em mente, que o mais importante é permitir que cada módulo se desenvolva de acordo com as necessidades dos participantes (problemas pessoais e profissionais atuais, necessidades de novas técnicas para lidar com problemas vários, etc.)

O Dr. Léo Matos ministrou este treinamento na Finlândia de 1974 a 2005, e no Brasil de 1977 a 2010. Ministrou o mesmo treinamento na França e na Bélgica.

Módulo I: Introdução
Introdução geral à Psicologia Transpessoal. História, contexto transcultural, interdisciplinar e relacionamento com outras escolas de psicologia. Comparações de psicologias individuais (com um approach Newtoniano-Cartesiano) com psicologias transpessoais (com um approach da física moderna).
Aplicações e técnicas transpessoais para resolver problemas psicológicos e para desenvolvimento pessoal e profissional.

Módulo II: Comunicação
Comunicação interna e externa.
A comunicação como base e essência da relação consigo mesmo e o mundo. Exercícios de comunicação.
Comunicação pessoal e transpessoal.

Módulo III: Auto-Imagem
Como a auto-imagem (ego) determina o que é real e o que não é real para a pessoa.
O significado da auto-imagem na sociedade e como esta imagem ou ego influencia a nossa vida de cada dia.
Transcendendo a auto-imagem, expandindo a consciência individual para a integração ideal consigo mesmo e com todo o universo.

Módulo IV: Percepção e Realidade
O papel primordial da percepção em relação à compreensão da realidade e os vários estados de consciência produzidos por esta mesma percepção.
O processo de crescimento pessoal e espiritual em relação ao modo perceptual de cada um.
Técnicas para mudar a percepção com o objetivo de eliminar problemas psicológicos e também como psicoterapia preventiva.
Percepção e realidade: como as percepções mudam com os conceitos de realidades e as transformações na vida da pessoa.

Módulo V: Sonho
Abordagem transcultural comparando enfoques ocidentais como os desenvolvidos pela psicanálise de Sigmund Freud, Psicologia Analítica de Carl G. Jung, a Terapia Gestalt de Fritz Perls, com técnicas desenvolvidas pela Psicologia Tibetana Budista, pelos Senoi da Malásia, pelos índios norte-americanos e a psicologia do sonho dos índios mexicanos.
Como usar o sonho para desenvolvimento psicológico e espiritual.

Módulo VI: Psicologia Tibetana Budista
A Psicologia Tibetana Budista é uma das mais antigas e sofisticadas psicologias transpessoais, cujos padrões expostos pela física moderna, especialmente os padrões de quantum relativistica da física sub-atômica, isto é, padrões que visam apresentar uma visão integrada da teoria de quantum e relatividade. Aqui o universo inteiro (matéria e energia) é uma entidade dinâmica em constante mutação dentro de um todo indivisível.
Neste contexto nos aprofundamos em um amplo sistema de conhecimento para a compreensão e manipulação da vida em um quadro de referência intelectual, existential, pessoal e transpessoal.
Técnicas transpessoais, especialmente com vários tipos de meditação, fazem parte desta psicologia de prática milenar. Dentro de um quadro de referência científica, aqui este approach é integrado à realidade ocidental para o enriquecimento pessoal, profissional, social e transpessoal do ser humano, em seu constante processo de evolução.

Módulo VII: Tanatologia
A Psicologia da Morte (Tanatologia) é essencial para a compreensão e realização da Vida.
Aqui trabalharemos com a existência da morte durante a vida e os vários problemas produzidos pelos conceitos de morte e morrer. Com técnicas desenvolvidas pela Psicologia Transpessoal os participantes terão a oportunidade de trabalhar com o medo da morte física, a presença da morte na vida diária e a morte na família. Como tratar o paciente suicida.
O crescimento pessoal e transpessoal do participante será aqui facilitado através de técnicas que permitam o mesmo transformar o medo da morte na vivência desta mesma morte como elemento essencial de transformação universal aqui e agora.

Módulo VIII: Renascimento
Cada um de nós nasceu biologicamente uma vez na vida e no correr de nossa existência aqui e agora estamos constantemente morrendo e nascendo outra vez, ou renascendo, em vários níveis de realidade (v.g. psicologicamente, fisicamente, num nível celular, etc.). O próprio universo na sua essência dinâmica de transitoriedade e transformação existe num fluir constante de nascimento, morte e renascimento. Por isso a vivência experiencial desta realidade profunda é de grande importância para a nossa saúde física e mental.
Neste módulo também exploraremos aspectos da psicologia perinatal, e serão ensinadas técnicas de regressão intra-uterina para facilitar ao indivíduo reviver importantes experiências perinatais e seu próprio nascimento biológico.
Aqui será integrada também a técnica de Morte e Renascimento Psicológico do Ego, a qual permite a pessoa se liberar do medo da morte e experienciar o seu renascimento transpessoal.

Módulo IX: Mandala
O Mandala é um símbolo universal usado através da história por praticamente todas as civilizações. Terapêutica e artisticamente o mandala pode ser usado como um mapa preciso do inconsciente e sobretudo como um instrumento de grande eficácia no processo de terapia e para crescimento psicológico, pessoal e transpessoal.
Neste módulo entraremos em contato com mandalas de várias culturas e os participantes aprenderão como usar mandalas, outros símbolos, arquétipos e visualizações; especialmente como autoterapia para resolver problemas psicológicos e psicossomáticos, especialmente como meio de evolução espiritual.
Aqui os participantes aprenderão a interpretar o mandala e como usá-lo mais efetivamente para si mesmo e para seus clientes, como teste psicológico e como um instrumento efetivo de autoterapia.

Módulo X: Estados Elevados de Consciência (HSC) / Desenvolvimento Espiritual
A realidade percebida existe em função do estado de consciência específico que experienciamos num dado momento. Assim sendo pode-se observar o significante papel que estados elevados de consciência (HSC = High States of Consciousness) desempenham na resolução de nossos problemas (psicológicos, profissionais, organizacionais, sociais, políticos e científicos). Por isso o campo principal de estudo e prática da Psicologia Transpessoal é exatamente no universo das várias dimensões de consciência. Quanto mais elevado um estado de consciência vivido por uma pessoa, mais fácil se torna para a mesma obter insights preciosos e acurados em relação ao seu universo interno e externo.
Estes estados de consciência (HSC) além de facilitarem na resolução de problemas vários facilitam um rápido progresso espiritual e evolução do ser humano.

Módulo XI: Loucura e Transcêndencia
A loucura é um tabu na maioria das sociedades do mundo.
Aqui usando um approach transcultural estudaremos a existência da loucura através dos tempos, o medo da loucura, como tratar pacientes “borderline” e psicóticos.
O approach da Psicologia Transpessoal para o fenômeno da loucura, onde a maioria dos sintomas (síndrome) que são chamados de loucura, são na realidade uma procura do organismo psicofísico do indivíduo de reestabelecer um equílibrio psicológico perdido no tempo e no espaço, e agora aparecendo como comportamento “incompreensível” e “perigoso”. Muitas vezes a loucura pode ser considerada como uma viagem visionária à procura de estados de consciência mais elevados dentro de um estado de equilíbrio e desenvolvimento espiritual perdidos.
Técnicas transpessoais serão apresentadas neste módulo para eliminar o medo da loucura; como ajudar o paciente em estado de “borderline” ou mesmo psicótico, sem o uso de drogas.
Estudaremos também aqui a transcendência da loucura como um caminho para um estado de consciência elevado num contexto de saúde perfeita e equilíbrio psicológico ideal.

Módulo XII: Conclusão e Mapa Holográfico
Neste módulo faremos uma síntese e avaliação de todos os módulos anteriores e do processo individual de cada participante.
Técnicas transpessoais serão dadas para uma integração holística de todo o material/experiências vivenciadas durante o período completo deste treinamento, inclusive a técnica do mapa holográfico da vida de cada um com o objetivo de facilitar uma visão panorâmica de sua existência.


(Para entrar em contato com a ABPT clique na imagem acima )

 

ABPT ® 2012